A residência em Clínica Médica é o período de estudos para se tornar um clínico geral, também conhecido como médico clínico ou médico internista. A residência em clínica médica é o programa de residência que possui o maior número de vagas e é uma das residências mais concorridas do Brasil. O médico cardiologista deverá estar sempre disposto a manter-se estudando e aprendendo sobre novos tipos de tratamentos, técnicas ou resultados de pesquisas. Medicina é uma ciência milenar que desenvolveu-se ao longo dos anos com intensos estudos que tiveram como foco a manutenção da saúde e tratamento de enfermidades.

- Um angiologista trata doenças que afetam as artérias e veias (vasos sanguíneos), bem como os vasos linfáticos – obstruções arteriais,varizese aneurismas, por exemplo.
- A Clínica Médica é considerada uma das áreas bases da medicina, uma vez que engloba conteúdo das diversas especialidades clínicas.
- Os graduados na área prescrevem medicamentos e procedimentos, como mudança de comportamento através de dieta e exercícios ou cirurgias.
- Se você quer descobrir qual a melhor especialização em Medicina, saiba que essa é a profissão certa para quem se interessa pela promoção da saúde da população feminina, ou seja, há alta demanda por especialistas dessa área.
Além de sua relevância na preparação do paciente para cirurgia, o especialista também intervém em exames invasivos, quadros de dor intensa e monitoramento de sinais vitais, entre outras ações. O psiquiatra investiga problemas mentais, desde depressão e transtornos de ansiedade até quadros mais limitantes como psicoses e esquizofrenia. Com frequência, o médico dessa especialidade trabalha em conjunto a psicólogos para garantir o tratamento combinado ao paciente — psicofármacos em conjunto à psicoterapia. A Neurologia é voltada para a identificação de problemas que afetam o sistema nervoso central — cérebro e medula espinhal, além de nervos e junção neuromuscular. O médico dessa área normalmente atua em conjunto com outros especialistas da Medicina, como psiquiatra e oftalmologista, além de profissionais de outras áreas, como psicopedagogos e neurocientistas.
Ginecologia E Obstetrícia

A disponibilidade desses serviços médicos vai garantir uma clínica mais completa e eficaz, no entanto, a estrutura e planejamento devem ser adequados para que essas soluções sejam oferecidas. Uma ver a página com o departamento de radiologia interno é contar com a telerradiologia. Dessa forma, os exames são laudados por especialistas e em menos tempo, viabilizando um atendimento de excelência. Esses são apenas alguns dos exames que devem ser realizados internamente, permitindo que o paciente tenha mais facilidade e agilidade na realização das solicitações médicas. Dessa forma, o paciente tem um atendimento mais direcionado às necessidades específicas dele, evitando consultas generalistas que muitas vezes não atendem às expectativas e que torna a investigação médica menos eficaz. Na Clínica Médica, o aluno estudará o funcionamento do corpo humano e as principais doenças que acometem os adultos, excluindo-se as doenças ginecológicas, obstétricas e cirúrgicas.
Geriatria: Função, Diferença Para Gerontologia, Formação, Quanto Ganha
Pois no hospital espera-se mais intervenção ou procedimentos invasivos, mais utilização intensiva e extensiva da tecnologia, menos autonomia do paciente. Os próprios médicos, os pacientes e os gestores do sistema público e do privado não reconhecem o valor (a importância) do clínico. Em relação a uma criança, entretanto, na maioria das vezes, se refere inicialmente ao pediatra.
Corpo Docente
A visão do clínico é para o indivíduo, seus problemas, suas especificidades. O ensino da Clínica Médica deve ser o ensino de uma atitude clínica que busca a integralidade da atenção, um antídoto à fragmentação do cuidado. É difícil delimitar os contornos da Clínica Médica, podendo-se afirmar que se caracteriza por diagnosticar e tratar as doenças de modo não cirúrgico.
